NOSSO BLOG FOI CRIADO APENAS COM INTENÇÃO DIDÁTICA, LEVANDO AOS COLEGAS DO MUNDO JURÍDICO INFORMAÇÕES, NOTICIAS E CURIOSIDADES. AO PÚBLICO EM GERAL, PEDIMOS QUE SEMPRE PROCUREM UM ADVOGADO QUE CONHEÇAM E QUE SEJA DE SUA CONFIANÇA. OS COMENTÁRIOS DEIXADOS SÓ SERÃO PUBLICADOS SE NO PRÓPRIO COMENTÁRIO A PESSOA DISSER: "AUTORIZO A PUBLICAÇÃO".

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Vintage, um estilo de vida e de sabor

Ultimamente muito se tem falado de “vintage”. O termo era muito usado para vinhos especiais. E ainda, mais recentemente, apareceu o azeite “vintage”.
Mas afinal o que é “vintage”?
Não é só para vinhos e azeites que se usa o termo “vintage”.
Vintage, é um modo de ser, um estilo de vida.

A palavra vintage vem do inglês. Qualquer coisa é vintage quando há um forte retorno ao passado, ou seja, como se imitasse um estilo anterior que pode ser na moda, decoração ou, até mesmo, presente em uma obra literária.

Muitas pessoas adoram adotar o estilo vintage. Em geral, são pessoas que se afastam um pouco daquilo que é considerado moderno. Mas nem por isso são antiquadas, muito pelo contrário. As pessoas que adotam o estilo de vida “vintage”, são apreciadoras do bom gosto, da elegância e do bom senso, conservando o bom senso e a beleza do passado recente, fazendo-as pertencer, por isso, a seleta classe das pessoas de bom gosto.

Pessoas com estilo vintage adoram o que é antigo. O antigo aqui não tem sentido pejorativo. Prevalece sempre o bom gosto e a elegância dos costumes. Modas, músicas, artes, costumes, etc.

Vintage poderia ser melhor traduzido como Clássico.

VINTAGE NOS VINHOS:

A expressão é relativa a safra de vinho.
VINTAGE, quando empregado no adjetivo, tem o significado de: clássico, antigo; de época; bom, excelente, maduro, valioso; de alta qualidade; da época de ouro.

OBSERVAÇÃO: Como substantivo, vintage significa “vindima, colheita da uva”. O adjetivo conota “velho e bom”, como um vinho de boa safra. Refere-se a coisas antigas que conservam ou aumentam de valor com o passar do tempo.
(Referência: “VocabuLando” de Isa Mara Lando – Disal Editora, 2006)

A palavra VINTAGE no século XVIII passou a significar “ano em que foi feito um vinho”. Entretanto, ao longo dos anos, a palavra se incorporou ao vocabulário da moda para melhor definir uma peça de roupa ou acessório de um estilo clássico.

Vintage é uma designação aplicada a colheitas de uvas, como para o vinho do Porto, em que as condições de produção, colheita, estágio e outros fatores de produção contribuem para uma qualidade excepcional. A sua origem ou significado vem de "vint" relativo à safra de uvas e "age" de idade.

VINTAGE NOS AZEITES:

Da mesma forma como dito acima, é o azeite artesanal tratado de forma tradicional, feito ao estilo antigo, com azeitonas de ótima qualidade, preparado com todo o carinho e cuidadosamente escolhidas, dando-lhe um tratamento clássico, com o resultado de se obter um azeite que supera a qualidade dos ótimos.

Usa-se a expressão: “Faz o azeite como faziam os antigos, mantendo mesma a tradição e a qualidade excepcional de sempre.” É um azeite especial para quem é um bom gourmet. Quando colocado à mesa, faz a diferença.

Para ser um azeite VINTAGE, deve passar por rigorosa classificação, sendo que os melhores tem acidez de 0,3%. - Como se pode ver é o REI dos AZEITES EXTRA-VIRGENS. É considerado um azeite PREMIUM, normalmente feito com azeitonas colhidas à mão – à moda antiga, de sabor suave e cheiro muito frutado.

Agora, depois de esclarecido sobre o estilo VINTAGE, bom apetite!

Fontes:

http://www.scrapjackie.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=235:vintage-ou-retro&catid=31:artigos-e-dicas&Itemid=66

http://www.mulherdigital.com/o-que-e-vintage/

http://www.teclasap.com.br/blog/2008/12/30/vocabulario-vintage/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Vintage

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por estar visitando nosso blog. Os comentários só serão publicados se no próprio comentário estiver escrito:"autorizo a publicação". Caso contrário somente será feita uma referencia sem dizer quem comentou. Duvidas ou esclarecimentos sobre o blog é necessário que deixe um e-mail para contato no próprio comentário (jamais será publicado). O Blog tem efeito apenas didático, não para a captação de clientes. Caso necessite de um advogado, procure um de sua confiança e que você conheça pessoalmente.